Servidores do Paraná preparam mobilizações em defesa da data-base e da previdência

Por Gustavo Henrique Vidal – Fórum dos Servidores
    Foto: Emerson Barbosa

Uma extensa lista de ações e mobilizações será implantada pelos servidores estaduais nos próximos dias. Na Plenária Estadual do Fórum das Entidades Sindicais (FES), realizada em 3 de maio, em Curitiba, dirigentes dos sindicatos debateram propostas para lutar pela data-base, previdência e contra a PEC 01/2017.

Um calendário de reuniões, mobilizações e plenárias foi definido para organizar a luta dos servidores. O calote da data-base será o foco, já que a mesa de negociação com a Secretaria de Administração e da Previdência (Seap) está marcada para o dia 17.  Até lá, o Fórum realizará mobilizações na Assembleia Legislativa e uma coletiva de imprensa para anunciar medidas de combate ao calote do governador Beto Richa no reajuste e na previdência da categoria.

Na pauta da reunião com a Seap, servidores devem debater as liberações de dirigentes para as entidades sindicais e os cortes de gratificações; as finanças do Estado; o reajuste da data-base; e o rombo na ParanaPrevidência, além dos atrasados das diversas categorias.

Antes, no dia 10, representantes do FES se reúnem com a Presidência da ParanaPrevidência, para debater e esclarecer o regramento de eleição dos novos conselheiros de administração e fiscal das entidades sindicais. Servidores já escolheram seus indicados, que devem ser aprovados em assembleias dos sindicatos.

PEC 01/2017

O FES também deliberou por encaminhar um pedido de suspensão da tramitação da PEC 01/2017 junto aos deputados para ampliar a discussão com parlamentares e servidores. Sem muitos esclarecimentos sobre a proposta, que dá possibilidade para qualquer coisa ao governo em relação aos servidores. Para o Fórum há outras possibilidades para resolver o assunto, dai a importância de tempo para o debate.