Integrantes da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) participaram de uma reunião com o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e com deputados da base de apoio e da Oposição ao Governo Ratinho Júnior para cobrar uma atitude sobre a reposição da inflação nos salários do funcionalismo, fim do desconto previdenciário para aposentados que ganham menos do que o teto do INSS (R$ 7.087,22), pagamento das promoções e progressões e pagamentos dos quinquênios e anuênios para quem ainda não recebeu.

Na reunião, a assessoria econômica do FES apresentou ao chefe da Casa Civil os números que comprovam, no mínimo, a possibilidade da concessão da data base do último período (12,13%) mais o percentual de 3,39% relativo à decisão judicial sobre a data base de 2015. Como todo o funcionalismo, a expectativa dos dirigentes sindicais era de uma resposta definitiva relativas às demandas dos servidores. Porém, tal resposta não veio.

Ortega afirmou que os dados técnicos da Casa Civil estão próximos dos apresentados pelo FES, mas pediu um novo prazo para apresentar uma proposta sobre as reivindicações de servidoras(es), sábado, 25 de junho.

Os integrantes do FES reivindicaram que na segunda-feira pela manhã, antes da sessão da Alep (14 horas) já exista uma resposta definitiva por parte do governo, tendo em vista que o prazo para aprovação da lei da data base se encerra no próximo dia 3 de julho.

Durante a reunião, os sindicalistas voltaram a apresentar aos membros do governo a insatisfação de todas as categorias do serviço público com a demora sobre a definição sobre a data base.

ALEP
Os deputados afirmaram que se o projeto chegar à Casa de Leis no início da próxima semana não haverá nenhuma dificuldade para aprovação e serão feitas quantas sessões extraordinárias forem necessárias para respeitar o prazo de 3 de julho.

Os integrantes do FES reforçaram, no final da reunião, que segunda-feira, 27, é o prazo final para que o governo decida sobre o pagamento da data base e receberam o compromisso do chefe da Casa Civil de que esse prazo será cumprido.