Governadora anunciou hoje (10) a retirada do Projeto de Lei (PL) que previa a reposição da inflação de servidores do Executivo.
A governadora Cida Borghetti anunciou na manhã desta terça-feira (10) a retirada do Projeto de Lei (PL) que previa a reposição da inflação dos servidores públicos do Poder Executivo do Paraná. Com medo do desgaste que sua imagem sofreria, em caso de aprovação da emenda de 2,76%, ao invés da proposta de 1%, a governadora e pré-candidata voltou atrás e seguiu a política do ex-governador Beto Richa (PSDB) em arrochar o salário do funcionalismo público.
Com uma defasagem salarial de quase 12%, acumulada nos últimos 3 anos, referente ao calote da data-base da categoria, os servidores ficarão novamente a mercê das decisões do próximo governador. Diante do anúncio, o Fórum Estadual dos Servidores do Paraná (FES) anunciou que permanecerá mobilizado na Assembleia Legislativa. Dirigentes da entidade que representa os servidores públicos ocuparam na tarde desta terça-feira (10) o gabinete do líder do governo, deputado estadual Pedro Lupion (DEM) para cobrar uma posição dos deputados.
Para a coordenação do FES, a decisão é um ato de desrespeito a toda negociação que foi feita até o momento aos servidores e parlamentares que se mostraram favoráveis ao reajuste de 2,76%. “É um desrespeito à democracia, portanto um golpe contra os servidores e contra o povo do Paraná”, destaca a professora Marlei Fernandes, coordenadora do FES.