O Sindicato dos Docentes e Agentes Universitários do Ensino Superior Estadual de Guarapuava e Irati (Sintesu), vem a público manifestar apoio à luta do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen).

Nós, da diretoria do Sintesu, somos testemunhas das constantes lutas do Sindarspen na busca de melhorias para a categoria dos agentes penitenciários e de investimentos nas penitenciárias do Estado. Porém, o Governo do Paraná, como faz em outras áreas (como saúde e educação, por exemplo), tem diminuído os repasses e ampliado o sucateamento do serviço no Estado, ocasionando situações como a rebelião que ocorre na Casa de Custódia de Curitiba (CCC), que são reflexo de uma política de precarização do sistema prisional.

Não se pode mais aceitar que situações de sucateamento dos serviços públicos sejam consideradas normais. Dessa forma, reiteramos todo o apoio à luta do Sindarspen, em defesa de melhorias para a categoria dos agentes penitenciários e de investimentos nas penitenciárias do Estado.

Confira abaixo a nota do presidente do Sindarspen.

Sintesu

Diretoria 2015-2019

NOTA DO PRESIDENTE DO SINDARSPEN

O Governo do Paraná deixou por anos de se investir no sistema prisional, facilitando com que presos se organizem, e utilizem nossa categoria como moeda de troca para suas reivindicações.

Todas as penitenciárias estão superlotadas e com baixo efetivo, nos transformando em reféns potenciais.

Não suficiente, o Governo do Estado vem anunciando a colocação de containers nas penitenciárias já sucateadas, ao invés de se construir novas unidades e contratar novos funcionários.

Com uma política de sucateamento das estruturas das unidades penais, e com a desvalorização da carreira de agentes penitenciários, cada vez mais vamos nos aproximando ao fundo do poço.

Temos que ter cautela nos nossos movimentos, para poder preservar a vida de nossos irmãos neste momento, mas vamos ter que agir com rigor para solicitar o fim da política dos shelters, (política essa que inclusive vem sendo respaldada por alguns diretores agentes penitenciários) a reestruturação urgente de nossa carreira, contratação de novos agentes penitenciários, investimento em equipamentos e cursos de formação continuada, e o fim da defasagem de nossos salários.

Att.
Ricardo Miranda