logo

Contato rápido


    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Sua mensagem*

    [recaptcha class:captcha]


    Conecte-se com o Sintesu!

    Rua Padre Salvador, 808 – Santa Cruz
    Guarapuava – PR

    Fone: (42) 3622-8418

    Governo tem dinheiro e margem legal para pagar data-base
    16542
    post-template-default,single,single-post,postid-16542,single-format-standard,bridge-core-1.0.6,ajax_fade,page_not_loaded,,side_menu_slide_from_right,qode-theme-ver-18.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

    Governo tem dinheiro e margem legal para pagar data-base

    Governo tem dinheiro e margem legal para pagar data-base

    Últimos dados financeiros do governo estadual mostram que é perfeitamente possível pagar a reposição salarial

    Com informações do site APP Sindicato (Foto: App Sindicato)

    Dados comprovam mais uma vez que governo do Paraná teve e tem condições com margem financeira e fiscal para atender o reajuste de 2,76% de data-base de maio de 2018 para o Poder Executivo. Assim, no mínimo, equivaleria ao índice já concedido aos(às) servidores(as) de outros poderes. Afinal, selecionar quem recebe o valor reajustado e descartar outros(as) profissionais do quadro próprio do Estado baseia-se em qual critério?

    A APP-Sindicato e o Fórum dos Servidores (FES) continuam nesta cobrança. Em todas as reuniões entre o Sindicato e o governo, desde a era Beto Richa (PSDB), e após assumir a Cida Borghetti (PP), as negociações empacam no quesito reajuste quando alegam que o crescimento da receita do Estado não comportaria o aumento do “gasto com pessoal” – e que a reposição levaria o índice acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    No entanto, o economista Cid Cordeiro acompanha todos os dados numéricos que cada vez mais comprovam que os cálculos dos(as) servidores(as) estavam corretos.

    Confira os dados e projeções pelo economista Cid:

    Com a previsão do reajuste de 2,76% em maio de 2018, o índice encerraria em 46,52%, e no cenário com reajuste de 2,76% em agosto de 2018, o índice encerraria com índice de comprometimento de 46,22%.

    Projeções do índice do Gasto com Pessoal / Receita Corrente Líquida
    Quadrimestre Ano Descrição Condição Índice
    3o. Quadr. 2017 Realizado 45,08
    1o. Quadr 2018 Realizado 45,98
    2o. Quadr 2018 Realizado 46,11
    3o. Quadr. 2018 Estimado Reajuste 2,76% em mai/18 46,52
    3o. Quadr. 2018 Estimado Reajuste 2,76% em ago/18 46,22

    Sendo assim, para o encerramento do ano de 2018, e que contempla receita crescendo 8% no último quadrimestre (de setembro a dezembro), o crescimento acumulado será de 2,9%. Isso significa que o índice fiscal fica abaixo do limite prudencial, com variação de 45,65% a 46,22%.

    A APP reforça que a dívida do governo do Paraná está acumulada e são mais de 300 mil servidores(as) públicos(as) que recebem 12% a menos do que deveriam. A defasagem salarial, somada ao descaso dos últimos anos da gestão administrativa, não pode passar como se nada estivesse acontecendo e sem a valorização dos(as) profissionais.

    Data-base é direito!Você, cidadão(ã), sabe o que representa a um(a) trabalhador(a)?

    Trata-se de uma correção salarial.  A discussão está relacionada com as condições de trabalho em acordo, ou seja, o reajuste anual, tão conhecido nos setores público e privado. Como em todas as áreas, os preços sobem e o salário não pode continuar igual ao ano anterior, sem o reajuste adequado, que é regido constitucionalmente.

    No Comments

    Post A Comment