A presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, esteve junto às demais lideranças dos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Sindicais (FES) nesta terça-feira, 14, na entrega da pauta de reivindicação do funcionalismo público do Paraná ao líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussein Bakri (PSD). Uma reunião com a Casa Civil deverá acontecer logo após o carnaval.
Durante a reunião, sindicalistas destacaram a urgência do pagamento da data-base, ou seja, a reposição da inflação nos salários. A principal reivindicação é o pagamento do reajuste salarial na data-base, que acontece em maio. O que estamos reivindicando ao governo é o cumprimento da legislação que garante o pagamento da data-base anual.
O governo acumula uma dívida desde 2016 que deve somar 42% até maio de 2023. Entre maio de 2021 a maio de 2022 a data-base devida é de 11,82%.
Outra pauta apresentada pelo SINDARSPEN e demais sindicatos é acabar com o pagamento da contribuição previdenciária de aposentados até o teto do INSS, no valor de cerca de R$ 7,5 mil. A proposta é que o desconto só incida sobre a parte do salário acima desse valor.
Além disso, os sindicatos pediram também a convocação urgente de concurso público para todas as categorias.
SAÚDE EM PAUTA
A melhoria no atendimento à saúde do trabalhador e no sistema de perícias foi tratado tanto na reunião como o líder do governo, como pela manhã quando os sindicatos fizeram um encontro de planejamento.
Atendimento precário, superlotação e dificuldades para agendar consultas pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS) têm marcado a experiência dos servidores públicos da ativa e aposentados do Paraná.
Por isso, o SINDARSPEN junto ao FES também tem se mobilizado para que melhorias no atendimento da saúde sejam garantidas, além da reivindicação pela implementação de um programa de saúde que vise a prevenção do adoecimento dos trabalhadores.
No próximo dia 28 de fevereiro, os sindicatos que compõem o FES irão participar de uma reunião na Secretaria da Administração e Previdência (SEAP) para tratar dos problemas de atendimento à saúde do trabalhador.
REUNIÃO COM A CASA CIVIL
O líder do governo se comprometeu em marcar uma reunião com a Casa Civil e integrantes do FES na semana seguinte ao Carnaval.
A coordenação do FES também entregou ao deputado Bakri documento elaborado pela assessoria econômica que mostra que há plenas condições do governo Ratinho Junior pagar o que deve a servidoras e servidores.
Confira o documento na íntegra