O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro, Sintesu, foi fundado no dia 28 de março de 1991, durante uma assembleia de professores e técnicos administrativos, realizada no prédio situado no número 87 da Rua Visconde de Guarapuava, da cidade de Guarapuava-PR. O Edital que convocou a primeira Assembleia Geral do “neonato” Sindicato foi publicado no Jornal Correio de Notícias, de Guarapuava, do dia 23 de março de 1991, página A-6.

Conforme seu estatuto, o Sintesu é constituído para a organização, coordenação, defesa e representação legal de docentes e técnicos-administrativos do Ensino Superior, com base territorial em Guarapuava e Irati.

Dentre as inúmeras finalidades do Sindicato, estão as definições de lutar pela melhoria das condições de vida e trabalho de seus representados; atuar como órgão técnico e consultivo no estudo e soluções dos problemas que se relacionem com as categorias que defende; bem como promover e incentivar a realização de congressos, conferências, palestras seminários, treinamentos e cursos relacionados com os trabalhadores.

Outros itens previstos em estatuto definem a legitimidade do Sintesu, ao prever que o Sindicato de lutar contra a exploração desumana do trabalho; manter serviço de assistência jurídica a toda a categoria; participar de organizações sindicais de interesse dos trabalhadores; e lutar pelo fortalecimento da organização sindical livremente constituída.

Atualmente, o Sintesu age para que estas prerrogativas sejam realizadas e, com isso, atua para a defesa e melhoria das categorias de docentes e técnicos. E é em defesa dessas carreiras que a gestão 2020-2024 tem atuado, participando ativamente de reuniões e ações que visem melhorias para as carreiras, mas também participando de eventos de defesa dos direitos do servidores da Unicentro. Além disso, o Sindicato também propicia que seus associados possam participar dos eventos e reuniões. Todos que tiverem interesse de participar, podem procurar a diretoria e trazer suas idéias, sugestões e críticas.

Este é o novo Sintesu, um Sindicato que acredita que juntos somos mais fortes!