Querido(a) associado(a), venha comemorar o Dia do Trabalhador com feijoada, samba e pagode FES reivindica data-base ao líder do governo na Alep Nota Técnica do STF conclui que o Governo do Paraná tem condições financeiras para pagar o retroativo da ação judicial da Data Base

Após a realização das assembleias contemplando os três campis da Unicentro em Guarapuava e Irati, foi decidido, por unanimidade, por paralisação no dia 14/06, em defesa da educação pública e pela reposição da inflação dos servidores públicos do Paraná. Seguindo orientação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) a assembleia também deliberou por estado de greve, pelo não pagamento da data-base, e caso se configure em novo calote por parte do governo do estado, os servidores devem entrar em greve ainda neste mês de junho.

As lideranças dos sindicatos que representam servidores públicos e compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) deram início a preparação para uma greve geral unificada.

A decisão é uma resposta diante da postura do governo Ratinho Junior (PSD) que ainda não anunciou o pagamento da reposição salarial do funcionalismo.

O FES busca uma reunião com Ratinho Junior, com objetivo de que o governador se posicione oficialmente sobre a data-base. Caso os servidores não tenham resposta concreta para solucionar o impasse, a deliberação é por greve estadual a partir do dia 25 junho.

Chega de calote!

A data-base venceu no dia 1º de maio e os servidores da educação, saúde, segurança e outras categorias do serviço público estadual estão sem correção desde 2016. A defasagem passa de 17%.

De acordo com o economista Cid Cordeiro, o prejuízo dos trabalhadores equivale a dois meses de salário a menos por ano. Ou seja, os servidores públicos estão trabalhando 12 meses no ano e recebendo por apenas 10 meses.

Deliberação do FES

14/06: Greve Geral em defesa da data-base, em defesa da educação pública, contra a reforma da Previdência e por mais empregos. Concentração às 10h na Praça Nossa Senhora de Salete e atos em todas as cidades do Estado.

15/06: início da realização de plenárias regionais unificadas.

21/06: dia de combate à corrupção jurídica.

22/06: data final para as categorias realizarem suas assembleias para deflagração de greve.

25/06: início da greve estadual unificada.

Fonte: Fórum das Entidades Sindicais do Paraná