Sindicatos Unificados das universidades estaduais se reúnem em Cascavel

Sindicatos Unificados das IEES se reúnem em Cascavel-PR, no dia 28/12/2018. (Foto: Sinteoeste)

Sindicatos Unificados das universidades estaduais se reúnem em Cascavel

Entre os assuntos abordados pelos dirigentes sindicais, estão a extinção da Seti e a necessidade de reunião com o professor Aldo Nelson Bona, que será o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Na última sexta-feira (28/12), na sede do Sinteoeste, em Cascavel-PR, representantes dos Sindicatos Unificados das Universidades Estaduais do Paraná (Sinteemar – UEM, Assuel – UEL, Sinteoeste – Unioeste, Sintespo – UEPG, e Sintesu – Unicentro), que representam docentes e agentes universitários das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), se reuniram para debater assuntos ligados a ações sindicais. Dentre os assuntos tratados estavam a extinção da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a necessidade de reunião com o professor Aldo Nelson Bona, que será o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

De acordo com os dirigentes sindicais, a extinção da Seti ainda está sendo avaliada, pois existem muitas dúvidas sobre as mudanças na transformação da secretaria em superintendência. Questões orçamentárias e de funcionamento do sistema estadual de Ensino Superior preocupam os sindicatos.

Na oportunidade, os dirigentes redigiram um comunicado dos Sindicatos Unificados (acesse), indicando preocupação com o assunto, tendo em vista que a decisão foi tomada sem o devido diálogo com a comunidade universitárias das IEES e com a sociedade. No documento, também é reivindicada maior valorização da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior. Os sindicatos também solicitam a manifestação dos Conselhos Universitários (COU’s) das universidades estaduais e da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) sobre o assunto.

Confira aqui o comunicado sobre a extinção da Seti.