Sintesu | Sindicatos unificados das universidades estaduais do Paraná se reúnem para discutir demandas conjuntas
post-template-default,single,single-post,postid-16719,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_menu_slide_from_right,qode-theme-ver-9.4.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Diretores dos sindicatos de docentes e agentes e universitários das universidades estaduais (Sinteemar, Sinteoeste, Sintespo, Sintesu e Assuel) se reuniram na manhã de sexta-feira, 17 de maio, no Auditório do Trabalhador/Sinteemar, em Maringá, para discutir as pautas unificadas relativas às universidades públicas do Estado.

Durante o encontro ficou definido que será realizado, ainda este ano, o 4º Congresso para debater, entre outros assuntos, a equiparação da tabela salarial dos servidores das universidades com a dos demais servidores do quadro próprio do Estado e a regulamentação de carga horária para funções específicas, além dos itens que já estão na pauta, como incentivo à titulação, fim do período mínimo de sete anos para obter a primeira progressão na carreira atual e a revisão nas nomenclaturas de cargos e funções.

Outro ponto discutido na reunião foi o Decreto Estadual nº 5.158/2016, que trata sobre a Desvinculação de Receitas dos Estados e Municípios – Drem, que retém/contingência 30% dos recursos gerados pelas universidades. A ideia é realizar uma Audiência Pública tentando evitar que a medida não afete a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Nas discussões, foi abordada a necessidade de informações sobre o planejamento, para o quadriênio, que a SETI está elaborando para o Ensino Superior do Estado, as contratações em substituição às aposentadorias, morte ou exonerações de servidores, nos últimos 8 anos e o pedido de que os Hospitais Universitários não sejam incluídos na terceirização.

Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, receberá dirigentes sindicais no dia 22 de maio.

Reunião com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Em Maringá, os dirigentes sindicais foram recebidos por Aldo Bona, responsável pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Durante o encontro os diretores entregaram documento solicitando uma reunião com o superintendente. Bona se comprometeu em receber os dirigentes no dia 22 de maio, em Curitiba.

O objetivo é apresentar as demandas das categorias de docentes e agentes universitários e também sanar algumas dúvidas, já que as notícias que estão sendo veiculadas pela imprensa preocupam muito os servidores, principalmente com o anúncio de corte de verbas das universidades e contingenciamento de recursos.

Envie um comentário