No dia 11 de abril, o Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná, do qual o Sintesu faz parte, se reuniu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para debater sobre as demandas no funcionamento das universidades e sobre os ataques do governo estadual em questões relacionadas à autonomia, reposições salariais e perdas nas horas disponibilizadas para os professores temporários. Além dos representantes das sete universidades estaduais, também participaram representantes das comissões de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; de Cultura; de Direitos Humanos e da Cidadania; e da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais do Paraná.

Sintesu destacou os ataques aos serviços públicos e aos direitos dos docentes e técnicos.

Na reunião, os sindicatos deixaram claro de que existe preocupação com a autonomia e a democracia interna nas universidades, com a qualidade dos serviços prestados e também em pontos que afetam os planos de carreira dos docentes e também dos agentes universitários. “O governo tem promovido uma série de ataques aos serviços públicos. As universidades estão com dificuldades orçamentárias por causa dos cortes nas verbas de custeio e, além disso, também os servidores públicos estão sofrendo ataques aos seus direitos, que são conquistas das classes de docentes e técnicos ao longo dos anos”, declarou Daniel Flauzino, representante do Sintesu na reunião.

Outro ponto solicitado pelos sindicatos é a retirada das universidades das interferências da Comissão de Política Salarial (CPS). O Comitê também pediu o empenho dos deputados na nomeação das vagas anuídas, bem como para o pagamento do Tide aos professores colaboradores.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e coordenador da frente parlamentar, deputado Tercílio Turini (PPS), declarou que audiências públicas serão realizadas nas cidades-sede das sete universidades estaduais para debater as demandas e demonstrar à sociedade os problemas apontados pelo Comitê. De acordo com Turini o problema atinge não só a comunidade universitária, mas também a população que depende de serviços como os dos hospitais universitários e das clínicas de atendimento. O deputado afirmou que as audiências públicas servirão para chamar a atenção em encontros nas câmaras de vereadores locais, cobrando as presenças dos deputados das regiões, sejam estaduais ou federais. Na sequência o grupo pretende realizar na Alep uma grande audiência pública com a presença de todos os envolvidos.